8
jun
2011
0

Festival Varilux de Cinema Francês

Começa hoje a segunda edição do Festival Varilux de Cinema Francês. O evento acontecerá simultaneamente de 08 a 16 de junho no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Brasília, Campos, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Macaé, Maceió, Natal, Porto Alegre, São Luís, Santos, Salvador, Recife e Vitória. Em Fortaleza, o festival acontece no período de 16 a 23, e em Belo Horizonte, entre 24 e 30 de junho.

   Além da exibição de filmes em todas as cidades, o festival promove um encontro entre profissionais da área cinematográfica no Rio de Janeiro. A delegação francesa e os profissionais brasileiros debatem o mercado no encontro “Cinema digital e diversidade cultural: Desafios e oportunidades para as indústrias brasileira e francesa” no dia 10 de junho no Hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio. No sábado, dia 11, também no Rio, o Festival exibe ao ar livre (no Forte do Leme) a animação francesa Um gato em Paris, que também integra a mostra regular, e Orfeu Negro, filme franco-brasileiro dirigido por Marcel Camus, vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de 1960 (melhor filme estrangeiro) e da Palma de Ouro em Cannes, em 1959.

     E ainda tem mais! Vai rolar também uma retrospectiva de filmes da atriz francesa Sandrine Bonnaire, iniciativa do Institut Français e da Embaixada da França no Brasil, acontece dentro do festival, entre 8 e 16 de junho, nas cidades do Rio e de São Paulo e, em seguida, parte em itinerância para mais seis cidades brasileiras.

     A atriz Audrey Tautou, musa cult de filmes fofos como Amélie Poulian, é convidada especial do festival e virá apresentar seu novo filme Uma doce mentira. Uma ótima oportunidade para assistir a produções francesas que muitas vezes não chegam até aqui.

Para conferir a programação acesse: http://www.festivalcinefrances.com/programacao.php

You may also like

A grande aposta
Reações facebookianas aos filmes do Oscar
O regresso
Apostas para o Festival do Rio 2014

Deixe um comentário