13
maio
2011
0

Brilhante

Diamante lapidado

Brilhante é uma viagem de noventa minutos, conduzida pela diretora Conceição Senna à cidade de Lençóis, no interior da Bahia. Trinta anos depois de ter sido cenário do filme Diamante Bruto (1976), dirigido por seu marido Orlando Senna, e no qual atuou como coadjuvante, ela retorna ao local para fazer um balanço das transformações ocorridas nesse meio tempo.

Inicialmente, a cineasta reconstruiu através de fotos antigas, notícias de jornal, imagens de Super-8 e depoimentos, a relação entre aqueles que participaram do filme na época e o “fazer” cinema. A cidade parou para acompanhar as filmagens, até porque o único ator profissional era José Wilker e o resto do elenco foi todo composto por moradores, que também colaboraram na produção. É mostrado como isso mexeu com a vida das pessoas, principalmente no momento em que elas se veem na tela ou tendo seu trabalho reconhecido para além das fronteiras locais.

Passado esse gostoso momento de recordação, o filme inicia um processo estruturalista de aprofundamento dos problemas que assolam essa região hoje. E é nessa hora que a cineasta prova que domina a arte de fazer documentário, sendo fiel ao objetivo de mostrar a realidade de vários ângulos, o mais isenta possível. O filme se torna cada vez mais sério, levantando questões atuais, cujo foco é sempre os limites da interação harmônica entre homem e natureza.

Diamante Bruto trouxe notoriedade para Lençóis e com ela, a preservação, o turismo e a urbanização. Por outro lado, trouxe mazelas como as drogas, miséria e favelização. Conceição mostra os dois lados da mesma moeda com um olhar carinhoso e nostálgico sobre a cidade de seu marido, alternando tomadas belíssimas da paisagem local com depoimentos daqueles que foram prejudicados pelas transformações que o homem urbano trouxe consigo. A história do povo de Lençóis acaba tomando um rumo parecido com a de seu maior bem, o diamante, que perdeu sua aura romântica e pura em favor do brilho hipnotizador e cobiçável, que ganha ao ser lapidado.

Ficha Técnica

Direção: Conceição Senna

Gênero: Documentário

Produção: Brasil

Duração: 75 min

Publicado originalmente em 01 de janeiro de 2007.

You may also like

A grande aposta
Reações facebookianas aos filmes do Oscar
O regresso
Apostas para o Festival do Rio 2014

Deixe um comentário