1
fev
2010
0

Onde vivem os monstros

TODO MENINO É UM REI

Onde vivem os monstros, novo filme do diretor Spike Jonze, é baseado no livro infantil homônimo lançado em 1963 nos EUA, que se tornou rapidamente um dos mais vendidos do gênero. A obra do escritor Maurice Sendak é basicamente composta por ilustrações, possuindo apenas nove sentenças escritas, o que fez dessa adaptação para a telona um desafio.

Para engrossar o roteiro sem se afastar muito do original, Jonze imprimiu contorno psicológico nos monstrinhos. Assim, se por um lado o filme mostra a face lúdica da infância através do mundo imaginário criado pelo protagonista Max de 9 anos, onde ele é o rei de seres grandes e fofos, por outro existe também a face mais realista, na qual a imaginação é entendida como uma válvula de escape para a solidão e até os monstros tem que lidar com conflitos dignos de humanos como separação, desentendimento e carência. Desse modo, se privilegiou a extensão da história de forma vertical em detrimento a horizontal, ou seja, em vez do roteiro ser acrescido de subtramas ou personagens novo, ele ganhou profundidade.

Essa é uma tendência que vem ganhando força no universo das animações, talvez como reflexo da precocidade das gerações mais jovens. Seu maior representante é o Wall-e. da Pixar, que chegou a ser cotado para concorrer ao Oscar como filme e não filme de animação, devido ao seu caráter maduro. O diretor afirma não ter feito um filme infantil e sim uma obra cujo tema é a infância podendo, portanto, abranger ambos os públicos. Ainda assim é mais provável que o longa agrade mais aos pais do que aos filhos. Mesmo com momentos divertidos em que Max mostra o caráter selvagem e até tirano das brincadeiras de criança, a descoberta de emoções em seu estado mais puro leva a passagens melancólicas prevalecendo como um despertar para a vida.

 

Ficha Técnica

Diretor: Spike Jonze

Elenco: Max Records, James Gandolfini, Catherine Keener, Paul Dano, Catherine O’Hara, Forest Whitaker, Michael Berry Jr., Chris Cooper, Lauren Ambrose

Gênero: Drama/Fantasia

Produção: EUA

Duração: 101 min

You may also like

O que significa realmente Valar Morghulis?
A grande aposta
Reações facebookianas aos filmes do Oscar
O regresso

1 Response

Deixe um comentário